Unisul se torna uma das primeiras Universidades brasileiras autossuficiente em energia

Nosso Blog

A Weber Empreendimentos dá um importante passo em direção a um futuro mais limpo e sustentável. Em Braço do Norte, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), que recentemente passou a ser controlada por uma das principais organizações educacionais do País, a Ânima Educação, se torna uma das primeiras Universidades privadas com energia autossuficiente do Brasil. A partir de agora, toda a energia consumida será proveniente da energia solar. No total, foram instalados 300 módulos fotovoltaicos, com uma capacidade de produção mensal estimada em 12.931 kWh. O sistema foi instalado pela empresa Steckert Engenharia e Energia Solar.

Conforme Fernando Weber, CEO da Weber, a iniciativa reforça o comprometimento da Weber com a sustentabilidade e o meio ambiente. “Nós acreditamos que a microgeração de energia, seja no empreendimento empresarial ou residencial, é uma arma poderosa para conseguirmos alcançar a demanda de geração de energia necessária para podermos crescer e se desenvolver, sem que isso comprometa o meio ambiente. A Weber investiu na microgeração de energia para gerar energia, para deixar cada empreendimento, cada microrregião onde a Weber investe, sustentável”, destaca Fernando.

Para o professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, pós-Doutor em Desenvolvimento Sustentável, Energias e Ambiente, o exemplo da universidade é mais uma demonstração de como a Unisul quer formar cidadãos globais e contribuir para a transformação positiva das comunidades onde ela está instalada. “É absolutamente fundamental que as universidades, como instituições de vanguarda, de educação da sociedade, deem exemplos. Produzir eletricidade, através de fontes renováveis e limpas, como é o caso da energia solar é absolutamente fundamental, pois, as universidades reduzem a sua pegada de carbono, ao mesmo tempo, demostra que é possível produzir energia de uma forma limpa e sustentável, sem agredir o meio ambiente, e mais ainda, de alguma forma expõe aos alunos, uma prática que pode ser replicada nas suas comunidades”, ressalta o professor da Unisul.

 

Carregador para carros elétricos e híbridos

Além da instalação da energia solar, a Weber/Unisul agora, conta também com um carregador veicular para carros elétricos e híbridos no estacionamento. “Com a instalação da energia solar, percebemos que a sobra de energia poderia ser compartilhada com a comunidade, como é o caso do ponto de abastecimento para carros elétricos e híbridos que instalamos no estacionamento”, ressalta Fernando.

O equipamento permite carregar veículos 100% elétricos, com potência de 5,6kW. Ele é equipado com conetor universal tipo 2, que segue o padrão europeu, sendo que qualquer modelo ou marca de veículo híbrido plug-in ou elétrico que seja compatível com esse conector poderá ser carregado normalmente sem custo.