Weber leva Impact Hub e programa Ecoa para Criciúma

Nosso Blog

Em breve, Criciúma contará com mais uma ação inovadora. Com o intuito de fortalecer e acelerar o desenvolvimento dos empreendedores e da indústria local, através da formação de polos de inovação, criatividade, conexão, transformação e aceleração de negócios e empresas, a Weber Empreendimentos, de Braço do Norte, em parceria com o Impact Hub Floripa, apresentou ao prefeito do município, Clésio Salvaro, o programa “Ecoa: Ativação de Comunidades Vibrantes” e a proposta para criação de uma ação conjunta a fim de implementar um ambiente tecnológico para desenvolvimento de projetos na área industrial. A implantação do espaço de coworking de inovação industrial será no Weber Log Center, às margens da BR-101, no acesso à Quarta Linha, em Criciúma e do programa Ecoa ainda será definido.

O encontro aconteceu na manhã de terça-feira, 29 de setembro, e contou com a presença do CEO da Weber, Fernando Weber e Talita Matos, CEO do Impact Hub Floripa. O prefeito estava acompanhado do Secretário da Fazenda, Celito Heinzen Cardoso, do Diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Claiton Pacheco e do Gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Edson Silva. A agenda foi patrocinada pelo vereador Aldinei Potelecki (Republicanos). Segundo o vereador, Criciúma precisa desenvolver ainda mais o potencial da indústria tecnológica. “Já é vocação de nosso município e de nossa gente a indústria da tecnologia, que resulta em maior valor agregado aos produtos, melhor renda paras as pessoas e desenvolvimento para a cidade e a região”, enfatiza Potelecki.

A Strive - braço de inovação, empreendedorismo e tecnologia da Weber em parceria com o Impact Hub pretende implementar o programa Ecoa em diversas cidades catarinenses, entre elas, Criciúma. Conforme Fernando Weber, o objetivo da Weber é levar tecnologias aos empreendedores locais dos municípios onde a empresa já tem operações consolidadas há décadas. “Criciúma tem muito a ganhar com a implementação do programa Ecoa e do coworking industrial. O nosso objetivo é cocriar e incentivar o crescimento de novas comunidades empreendedoras locais, gerando emprego, crescimento de negócios e fortalecendo o empreendedorismo. Vamos criar um espaço inspirador que se torne referência no ecossistema de inovação, empreendedorismo e impacto no município”, adianta Fernando.

“Nos últimos três anos nos preocupamos em alavancar o processo de inovação em Criciúma. Seja por projetos próprios, como a Casa do Empreendedor ou a nova Lei da Inovação, que estimula e destina recursos para projetos na área de fomento às startups. Sem dúvida a iniciativa privada faz parte desse contexto e todo projeto com propósito sólido, como esse encabeçado pela Weber, é muito bem-vindo”, comemora Clésio Salvaro.

Segundo Talita Matos, CEO do Impact Hub Floripa, Criciúma, um dos municípios mais inovadores de Santa Catarina, com legislação e diversas ações em curso, já conta com um programa de aceleração para MEIs, o Salto, operado pelo Impact Hub. “Nós já estamos em Criciúma com a edição do Salto e agora com o Ecoa em parceria com a Weber/Strive.  “Criciúma é uma potência do estado e já conta com um ecossistema super vibrante, chegamos para somar e crescer juntos”, destaca Talita que comemora a parceria com a Weber. “O Ecoa e a parceria com a Weber são muito importantes para o Impact Hub Floripa e marca um momento bacana da nossa história. Ao longo dos 15 anos da Impact Hub Global e cinco de operação em Floripa aprendemos muito e estamos colocando esse aprendizado à serviço dos espaços que serão operados pela Strive, é nosso tesouro sendo passado para parceiros muito competentes e que confiamos muito”.

Na próxima semana uma reunião está agendada para definir o local onde será instalado o Ecoa, a intenção é que o projeto aconteça ainda este ano. A reunião também irá definir as estratégias de atração de novas empresas para o município, além da ação de apoio e desenvolvimento das empresas existentes na cidade catarinense, polo da região Sul do Estado.

 

Sobre o programa Ecoa

— O Ecoa é uma grande oportunidade de levar a ‘mágica’ que acontece nas nossas unidades do Impact Hub Floripa para outros ecossistemas. Nosso papel é desenvolver novas comunidades vibrantes, sustentáveis e colaborativas. Para isso, vamos coordenar desde o recrutamento e formação de gestores, até o codesign de espaços físicos inspiradores que devem tornar-se referência em inovação, empreendedorismo e impacto social nos municípios onde atuarmos. Também daremos suporte na ativação de eventos atrativos e implementação de programas para empreendedores. Resumindo, a ideia é instalar o “software” Impact Hub Floripa em outros “hardwares” através de parcerias como a que firmamos com a Strive e a Weber Empreendimentos — explica Maíra Rodrigues, gestora da área de Programas do Impact Hub Floripa. 

 

Sobre o Impact Hub Floripa

O Impact Hub é uma rede global de apoio a empreendedores que queiram impactar o mundo positivamente. Esse apoio se dá por meio de: espaços de trabalho compartilhados, onde esses empreendedores se encontram, trabalham, geram novos negócios e se conectam; de eventos inspiradores que geram conteúdos relevantes e promovem o networking; e de programas inovadores que buscam educar e acelerar negócios e pessoas, potencializando o desenvolvimento socioeconômico.

 

Sobre a Strive

Braço de inovação, empreendedorismo e tecnologia da Weber Empreendimentos. A abordagem da Strive oferece tudo o que é necessário para transformar uma ideia em um negócio inovador e rentável, desde a fase inicial até conectar grandes consultorias de inovação aos desafios corporativos das empresas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A aceleradora tem como base quatro pilares de atuação:

1) Strive Capacita - preparação de um time que esteja apto aos novos modelos de trabalho e desafios do mundo;

2) Strive Transforma - consultoria para destravar processos e estimular a cultura da inovação e da colaboração;

3) Strive Conecta -  estímulo à troca de experiências com outros empreendedores e descoberta de soluções práticas para potencializar o negócio;

4) Strive Fomenta - promoção de espaços onde a criatividade possa fluir e a inovação possa surgir, com a criação de polos de inovação que contam com espaços de coworking e eventos.