Jornada de Inovação é concluída com progressos em empresas e organizações regionais

Nosso Blog

Imbuídas no propósito de crescer e fortalecer o empreendedorismo criativo na cidade, empresas e organizações encerraram na tarde desta segunda-feira (3), a Jornada de Inovação de Orleans. A iniciativa liderada pela Weber Cidades Inteligentes reuniu nos últimos três meses um grupo de nove negócios de diferentes segmentos - indústria, cooperativas, serviços e varejo, em seis encontros onde puderam de forma colaborativa pensar e projetar aprimoramentos de produtos, processos e serviços. A última reunião dos participantes ocorreu no Salão da Capela do Museu Princesa Isabel.

Dentro dos encontros realizados a partir de julho, as organizações percorreram as "trilhas de aprendizagem e inovação". "Utilizamos metodologias bastante difundidas, como o design thinking, codesign e laboratórios criativos para fazer um micropameamento dos negócios e pensar em inovações de processos, produtos e serviços. Um método adaptável a qualquer tipo de organização que se caracteriza pela construção coletiva do grupo", explica o coordenador da Jornada de Inovação de Orleans, Ademir Milo da Silva.

Um dos resultados produzidos pela Jornada está na Associação Empresarial de Orleans (ACIO). A entidade propôs a criação de um Núcleo de Inovação com o objetivo de fomentar a cultura de inovação nos negócios estabelecidos no município por meio da cooperação e fortalecendo o associativismo, contou o presidente da organização, Ítalo Zomer. "Esse processo (da jornada) nos fez confirmar a certeza de que já existe um ecossistema de inovação na nossa cidade. Precisa ser amadurecido, mas já está estabelecido, com as empresas, o Unibave, o próprio município e a associação. E essa é uma das maiores bandeiras da ACIO, a qual vamos poder desenvolver ainda mais agora", disse.

A experiência dentro da Jornada de Inovação agregou conteúdos, conhecimentos e inspirações para o projeto da Cidade Inteligente Orleans, um empreendimento projetado pela Weber Cidades Inteligentes e a W House. A CEO da W House, Flávia Bianco Weber, ressaltou a importância de pensar nesse projeto em conjunto com a comunidade e o ecossistema do município. "Vimos aqui que inovar é pensar diferente, mas principalmente olhar para as necessidades e desejos das pessoas que aqui vivem. Queremos entregar um ambiente de bem-estar e qualidade de vida para as futuras gerações. Como fizemos aqui, trazer experiências de codesign e design thinking vai ser muito produtivo para alcançarmos esse propósito de transformar a cidade", ressaltou.

Com o propósito de desenvolver e aproximar a Inventa Incubadora de Negócios à comunidade, o Centro Universitário Unibave participou da jornada e pôde aprimorar as próprias soluções. "É para a comunidade que nós existimos e estamos pensando em estratégias para desenvolver. Aqui (na jornada) tivemos a oportunidade de nos mostrar desta forma e assim contribuir pelo desenvolvimento sustentável de toda a região", contou a coordenadora de Pesquisa do Unibave, Ana Paula Bazo.

A empresária Thayni Librelato esteve entre os convidados para o encontro final com o objetivo de assistir às apresentações dos participantes e destacou as iniciativas das empresas e organizações. "Eu venho estudando inovação intensamente nos últimos anos e me chamou muito a atenção como todos os cases falam bastante em gestão humanizada. E nas minhas vivências eu percebo o quanto esse envolvimento das pessoas, sejam os colaboradores ou os clientes, é fundamental. Muitas ideias inovadoras nas empresas onde estou nascem das conversas com as pessoas e elas querem muito participar da construção dessas inovações", frisou.

A proximidade com a serra, o litoral, as águas termais e outros atrativos turísticos confere a Orleans um potencial em turismo e também como polo de desenvolvimento e qualidade de vida, pontuou o CEO da Weber Cidades Inteligentes, Fernando Weber. “Por mais que tenhamos ideias futuristas, nada se faz sozinho. Assim estamos conduzindo a construção da Cidade Inteligente Orleans, que vem para fortalecer esse ecossistema robusto de educação, empreendedorismo e inovação”, enalteceu.

A Jornada de Inovação

Criada pela Weber Cidades Inteligentes, a organização da Jornada de Inovação de Orleans teve o apoio do Centro Universitário Unibave, por meio da incubadora de negócios Inventa e a Associação Empresarial de Orleans (ACIO). Como participantes, estiveram a Altlav, a Auriverde, a Brasipla, a Cresol, a Inventa, a ACIO, a Mirts Corretora, a Pizolar e a W House.

Os próximos passos da agenda do grupo envolvem a realização de dois eventos com o objetivo de expandir os aprendizados da jornada com a sociedade de Orleans.